Homens ainda bebem mais, porém a diferença entre eles e elas é cada vez menor
Redação Publicado em 30/07/2022, às 10h00
As brasileiras estão bebendo mais. A proporção de homens que bebe sempre foi maior que a de mulheres. Mas essa diferença tem diminuído cada vez mais. De 2010 a 2020, por exemplo, o consumo abusivo de álcool na população feminina saltou de pouco mais de 10% para 16%. Enquanto o abuso de bebida alcoólica entre os homens ficou estável, em torno de 27%.
Os dados fazem parte de um relatório lançado recentemente, chamado “Álcool e Saúde dos Brasileiros – Panorama 2020-2022”. O maior aumento foi observado nas mulheres entre 18 e 34 anos.
O relatório também mostra que o consumo abusivo de bebida alcoólica aumentou de maneira importante no primeiro ano de pandemia, quando foram registradas mais de 8.100 mortes totalmente atribuídas ao álcool no país. Esse número representou um crescimento de 24% em relação ao ano de 2019.
Confira:
Com a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho e o acúmulo de tarefas, com o cuidado de casa e da família, há maior estresse. E, por isso, é importante que as mulheres fiquem de olho em como o consumo de álcool pode impactar a sua vida.
A gente sabe que elas, muitas vezes, evitam procurar o médico quando apresentam problemas com a bebida por causa do preconceito que ainda cerca o assunto.
Para saber mais, confira o site DrinqIQ.
Ouça o podcast completo:
Quer diminuir o consumo de álcool? Veja dicas para ter sucesso
Álcool e transtorno alimentar: muito cuidado com essa mistura
Beber sozinho leva a futuros problemas com álcool, sugere estudo
O que é uso moderado ou excessivo de álcool?