Crises de pânico após sexo sem proteção: o que fazer?

Seguidor diz que ficou desesperado com a possibilidade de se tornar pai

Dr. Jairo Bouer Publicado em 23/09/2024, às 18h00

Se houve risco, é importante fazer um teste de gravidez - iStock

Doutor, tive algumas crises de pânico depois que minha namorada e eu fizemos sexo sem proteção e eu fiquei desesperado com a chance de ser pai. O que fazer?

Pelo que você contou pra gente, vocês tiveram algumas relações sexuais sem proteção e se expuseram ao risco de gravidez. O que é importante, primeiro, entender: se esse risco é importante, se ela está tendo seus ciclos menstruais de forma regular, ou se ela tem algum sintoma sugestivo de gravidez. Eventualmente, vocês deve fazer um teste.

Outro ponto importante é que, se estiver tudo bem, que vocês passem a se cuidar daqui pra frente, usando camisinha nas relações sexuais ou algum outro método contraceptivo.

Suas crises de pânico obviamente têm relação com essa ansiedade que você está relatando, com esse medo, esse desespero de ser pai fora de hora. Se essas crises de ansiedade estão fora do do controle, eu sugiro que você procure um especialista, um terapeuta, um psiquiatra ou um psicólogo, para avaliar o que que você pode fazer para melhorar dessa situação.

gravidez risco medo crise pânico

Leia também

Contato com líquido pré-ejaculatório traz risco de gravidez?


Banho pode interferir na eficácia da camisinha?


Sofro de tocofobia, o pavor de engravidar; o que fazer?


Contraceptivo natural ou hormonal: qual é o melhor para você?