A pele é o maior órgão do corpo humano e merece cuidados adequados para se manter saudável
Milena Alvarez Publicado em 04/11/2022, às 09h00
A pele é o maior órgão humano, correspondendo a 15% do peso total de uma pessoa. Ela reveste e delimita o organismo, separando e protegendo o "interior" do mundo externo. Entre suas funções principais, destacam-se a regulação da temperatura corporal e a proteção contra as agressões externas. Por isso, é preciso mantê-la saudável, evitando alguns erros. Veja só:
O protetor, além de proteger contra o câncer de pele e prevenir as manchas, previne o envelhecimento da pele. As pessoas costumam achar que o sol “só causa manchas e câncer de pele”. Mas, na verdade, ele provoca tudo isso e também rugas e flacidez. O sol acaba com o colágeno da nossa pele.
É fundamental o uso de produtos específicos para o seu tipo de pele (oleosa, seca ou reativa). Para saber isso, o ideal é agendar uma consulta dermatológica, pois só um especialista pode fornecer um diagnóstico preciso e confiável.
Confira:
Na superfície da pele existe uma barreira de proteção, o manto lipídico. Quando lavamos a pele demais, retiramos essa camada de proteção. A pele "entende" que está muito ressecada e sem proteção e, para "compensar" esse ressecamento e perda de proteção, passa a produzir maior quantidade de óleo para repor o que foi perdido. Isso se torna um ciclo vicioso. O resultado é uma pele cada vez mais oleosa.
A pele precisa ser hidratada para se manter saudável. Quando desidratada, fica ressecada, seu manto lipídico (barreira de proteção) fica prejudicado e sem viço, sem brilho. Antes, acreditava-se que apenas peles muito ressecadas, como na dermatite atópica por exemplo, apresentavam alteração da barreira cutânea e que, portanto, apenas esse tipo de pele precisava ser hidratada. Mas hoje sabemos que todas as peles devem ser hidratadas, mesmo as mais oleosas. O importante é usar um hidratante adequado para o seu tipo de pele (seca ou oleosa). Os princípios ativos e os veículos dos hidratantes são diferentes de acordo com a necessidade de cada pele.
A nossa pele é exposta ao ambiente 100% do tempo. A poluição pode envelhecer a pele através da oxidação, porque produz radicais livres que afetam as células. Mas, além desse efeito, se você não lavar bem a pele, as partículas de sujeira da poluição podem se acumular e causar entupimento dos poros, aumento da oleosidade e de espinhas. Por isso, o ideal, independente do grau de cansaço à noite, é limpar bem a face antes da hidratação.
“Sono da beleza”: por que dormir faz bem para a pele?
Tudo bem compartilhar sabonete? Dermatologistas dão dicas de higiene
Laser para pele é tudo igual? Dermatologista responde
Cuidado, estresse envelhece a pele; saiba como evitar