Redação Publicado em 19/03/2021, às 09h00
Será que dá para controlar uma crise de pânico sozinha?
Em teoria, é possível controlar uma crise de pânico sozinha, embora esse processo possa ser um pouco mais complicado e sofrido. Em geral, é mais fácil saber lidar com essas situações quando já sabemos que temos síndrome do pânico, estamos aconstumados a ter crises e, consequentemente, conseguimos entender melhor o funcionamento delas.
Para aqueles que estão enfrentando uma primeira crise de pânico, ou quando ela ocorre de forma muito intensa ou com frequência elevada, é mais difícil controlar sem qualquer ajuda. Isso porque envolve muito sofrimento e muita insegurança.
Sendo assim, é complicado ter esse controle sem o suporte de um especialista, pode ser um psiquiatra, um clínico geral e, muitas vezes, até o psicólogo pode oferecer esse apoio.
É válido lembrar que, normalmente, as crises de pânico têm uma duração limitada, a pessoa aprende que elas duram de 30 a 45 minutos. Também com um pouco mais de experiência ou orientação, o indivíduo consegue desenvolver algumas técnicas para suportar melhor a crise.
Entre algumas alternativas que podem ajudar a lidar com a situação estão: focar em um objeto que não seja si próprio, procurar alguma técnica de controle de respiração, tentar relaxar a musculatura e deixá-la um pouco mais tranquila.
Porém, se estiver muito complicado e difícil, não hesite em procurar ajuda de um especialista, porque isso pode tornar o processo de controle muito mais fácil.
Confira, aqui, mais dicas sobre o que fazer em uma crise de pânico