Redação Publicado em 08/02/2022, às 09h00
“Doutor, dá para saber se um parceiro traiu a gente pela quantidade e aparência do sêmen?”
Não, não é possível dizer que houve traição apenas pela quantidade ou aparência do sêmen. Isso porque as características do esperma podem mudar de homem para homem, ou seja, alguns ejaculam mais e outros menos.
Além disso, ao longo da vida, a quantidade e a aparência também podem sofrer alterações. Por exemplo, em geral, os homens mais jovens tendem a ejacular mais do que os homens mais velhos.
A alimentação, o grau de excitação e o fato de ter – ou não – se masturbado nos dias anteriores, tudo isso também pode interferir nessas características do sêmen. Assim, o ideal mesmo é procurar conversar e fortalecer a confiança entre o casal para tentar entender porque essa ideia está incomodando tanto.
Confira:
Os homens ejaculam, em média, de três a cinco mililitros (ml) por ejaculação. Ou seja, a quantidade de sêmen varia, em média, de uma colher de chá a uma de sopa.
Porém, se o indivíduo tem várias ejaculações durante o dia, esse volume diminui. Da mesma forma, se ele ficar um tempo maior sem ejacular, talvez essa quantidade aumente. Mas nada daquela cachoeira imaginária ou quase fantasiosa que, muitas vezes, as pessoas veem nos filmes pornô.