Dá para engravidar mesmo tendo apenas uma trompa?

Seguidora conta que já teve um filho dessa forma e gostaria de ficar grávida novamente

Redação Publicado em 20/05/2022, às 09h00

Apenas após um ano de tentativas se considera uma dificuldade de engravidar - iStock

“Doutor, tive uma relação no período fértil. Quero engravidar, mas só tenho uma trompa. Já tive um filho dessa forma. Posso engravidar de novo?”

Sim, é possível engravidar novamente mesmo tendo apenas uma trompa. Muitas vezes, por conta de um processo inflamatório, normalmente devido a um quadro de endometriose, algumas mulheres precisam realizar uma intervenção cirúrgica para a retirada de uma das trompas.

Entretanto, com a outra trompa estando presente e pérvia (ou seja, permitindo a passagem do óvulo e dos espermatozoides), a mulher pode engravidar normalmente.

Além disso, vale lembrar que transar no período fértil não significa, necessariamente, que a mulher tem 100% de chances de engravidar. As possibilidades de uma gravidez durante esse momento giram em torno de 20%. 

Ou seja, mesmo tendo uma relação sexual exatamente no dia da ovulação, por uma série de outros fatores, a chance de ficar grávida é de aproximadamente 20%. Por isso, o ideal é aproveitar alguns períodos férteis em seguida, uma vez por mês, para tentar engravidar novamente. Se a mulher apresentar alguma dificuldade, vale consultar um ginecologista.

Confira:

Quando podemos falar que um casal tem problemas para engravidar?

Para falar que existem dificuldades concretas de engravidar, o casal precisa tentar durante um ano, ter uma atividade sexual regular e, mesmo assim, a mulher não conseguir engravidar. 

Vale lembrar que, em geral, entre os casais que sofrem com a infertilidade, em cerca de 40% dos casos a origem está em problemas de saúde do homem, em outros 40% com a saúde feminina e nos 20% restantes as causas são encontradas em ambos. 

gravidez tira dúvidas trompa

Leia também

Anorexia na gravidez: entenda os riscos para mães e bebês


Como a endometriose afeta a fertilidade?


Endometriose: conheça os sintomas mais comuns


62% das brasileiras que já engravidaram relatam gravidez não planejada