Redação Publicado em 20/10/2022, às 09h00
“Doutor, como fazer para engrossar o meu membro?”
Não existe nenhum método autorizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para aumentar o membro masculino, tanto para alongar quanto para engrossar o pênis. Todos os meios que são “vendidos” com a promessa de fazer isso podem trazer algum tipo de risco, como problemas de infecção e de cicatrização, e o resultado final pode não ser o desejado.
Existem ainda pessoas que injetam gordura ou outra substância na tentativa aumentar o volume do pênis, mas nada disso é comprovado (e seguro). Na dúvida, é sempre bom conversar com um urologista.
Um artigo publicado no Reino Unido usou 17 publicações feitas sobre a média peniana em um universo de mais de 15 mil homens, de todas as partes do mundo, que tiveram as medidas dos seus pênis conferidas. De acordo com os achados, o pênis médio tem as seguintes medidas:
Confira:
O tamanho do pênis acaba sendo uma questão muito mais masculina do que feminina. Claro, existem mulheres que preferem pênis maiores ou mais grossos, porém, em geral, os homens se preocupam muito mais com o assunto do que elas.
Muito disso tem a ver com o falocentrismo presente na sociedade, que alimenta o pensamento de que o pênis, de alguma forma, representa o homem. Assim, cria-se no imaginário uma ideia de que um pênis maior faz um homem ser mais viril.
O problema é que esse pensamento pode gerar impactos na autoestima e, por consequência, na vida sexual do homem. Além disso, embora a vagina passe por uma dilatação na hora H, ela também tem um limite de alongamento que varia entre 10 cm a 15 cm, o que significa que um pênis maior não vai fazê-la ter mais prazer.
Por fim, a maioria das mulheres chega mais facilmente ao orgasmo por meio da estimulação do clitóris, ou seja, apenas a penetração em si pouco ajuda nesse momento. O que importa é a relação como um todo, considerando as preliminares e os gostos de cada pessoa envolvida. Pênis não é tudo!