É possível estimar o final da puberdade?

Seguidor conta que tem 16 anos e quer saber qual o prazo para a sua puberdade chegar ao fim

Redação Publicado em 20/10/2021, às 09h00

Normalmente, a puberdade tem início aos 11 ou 12 anos e se estende até os 17 ou 18 anos - iStock

“Doutor, tenho 16 anos e gostaria de saber qual o prazo estimado para o final da puberdade”

Primeiramente, é sempre bom lembrar que a puberdade é caracterizada pelas mudanças que acontecem no corpo de meninas e meninos na época da adolescência. Essas alterações começam, normalmente, com 11 ou 12 anos, podendo ir até os 17 ou 18 anos. 

Quanto mais cedo elas começam, mais cedo acabam. E o mesmo acontece no contrário: quanto mais tarde as mudanças tiverem início, mais tarde elas terminarão. Assim, não dá para estimar um prazo exato para o fim da puberdade de alguém sem saber quando ela começou.

De qualquer forma, não é necessário se preocupar tanto com prazos. O mais importante é ter um desenvolvimento saudável, estar bem com o próprio corpo e com a cabeça.   

Confira:

O que é puberdade precoce e por que preocupa?

O termo é usado quando os primeiros sinais da puberdade começam a aparecer: nas meninas, antes dos oito anos de idade e, nos meninos, antes dos nove anos.

Quando as mudanças que caracterizam a transição da infância para a adolescência ocorrem muito antes da idade prevista, há uma preocupação em relação aos efeitos que isso é capaz de provocar na vida da criança.

Entrar na puberdade muito cedo pode trazer diversos impactos, como na estatura. Afinal, é nesse período que os hormônios sexuais começam a circular mais e iniciam um processo de fechamento das zonas de crescimento dos ossos. Esse fenômeno, em alguns casos, pode levar a uma estatura final mais baixa.

Os impactos emocionais também são pontos preocupantes quando a criança começa a se desenvolver muito mais cedo do que os seus pares. 

adolescência puberdade puberdade precoce tira dúvidas

Leia também

Atividade física na infância evita excesso de peso na adolescência


Tempo de tela em excesso ligado à obesidade na pré-adolescência


Covid-19 pode levar ao aumento dos casos de puberdade precoce


Estudo encontra elo entre excesso de peso e puberdade precoce