Jairo Bouer explica em quais situações o problema é mais frequente e dá dicas de como lidar melhor com ele
Milena Alvarez Publicado em 31/10/2022, às 09h00
“Doutor, o que fazer para evitar que meu nariz resseque?”
Algumas estações do ano, como as mais frias ou as que têm muito alérgeno (no caso da primavera), podem nos fazer assoar mais o nariz e o risco dele ressecar realmente é maior. Essa questão também atinge pessoas que vivem em áreas com tempo seco ou que fumam.
Existem ainda outras razões menos comuns que podem explicar o ressecamento do nariz: certas condições médicas, como síndrome de Sjogren, infecções e determinados medicamentos, como anti-histamínicos e descongestionantes usados para resfriados ou alergias.
Confira:
Há algumas formas de tratar essa questão dentro de casa e com medidas simples.
Dormir com um umidificador aumenta a umidade do ambiente, provocando alívio para as vias nasais. O ideal é posicioná-lo no centro do local e evitar que ele fique apontado para móveis, pois o excesso de umidade pode danificar as superfícies.
Os sprays nasais são ótimas opções para umedecer as narinas. Os tipos “salinos” podem ajudar a hidratar o nariz ao mesmo tempo em que limpam qualquer poeira, sujeira ou pólen. Além disso, eles também são capazes de ajudar no alívio do congestionamento.
Além da umidade do ar, é importante que o interior do corpo também esteja hidratado. Beber muitos líquidos, como água ou chá – especialmente se você estiver resfriado – pode ajudar a hidratar o seu nariz de dentro para fora, evitando o ressecamento.
Primavera intensifica sintomas alérgicos; médico ensina como lidar
Sua alergia piora à noite? Veja 5 motivos pelos quais isso ocorre
Rinoplastia: cirurgia plástica do nariz vai além da estética
Quem tem alergia a gatos pode conviver com um bichano? Médicos respondem