Seguidor conta que ele e a namorada querem iniciar a vida sexual, mas ela não faz uso de nenhum anticoncepcional
Redação Publicado em 27/05/2022, às 09h00
“Doutor, a minha namorada e eu estamos querendo ter relações sexuais, mas ela não toma anticoncepcional. Então, seria usada só a camisinha. É muito arriscado utilizar apenas esse método contraceptivo?”
A camisinha, usada regularmente desde antes da penetração e retirada logo após a ejaculação, é um método bastante eficiente de prevenção de gravidez.
Caso ocorra algum acidente, há a possibilidade de utilizar a pílula do dia seguinte. Se, no futuro, o casal quiser adicionar uma camada a mais de proteção, vale o uso de um anticoncepcional. Nesse caso, o ideal é consultar um ginecologista.
A camisinha é um dos métodos contraceptivos mais eficazes e o único que, além de prevenir a gravidez indesejada, evita as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, é importante saber usá-la da forma correta para evitar acidentes.
Conheça 10 erros comuns ao se usar o preservativo masculino e proteja-se de problemas nas próximas oportunidades:
Confira:
Vale lembrar que é preciso tirar o ar do reservatório ao colocar a camisinha. Se aquele espacinho destinado ao sêmen ficar cheio de ar, o preservativo pode estourar. Por isso é que se deve apertar a ponta enquanto a camisinha é desenrolada sobre o pênis.
Outro detalhe importante é tirar o pênis da vagina antes que amoleça para evitar que o sêmen vaze de dentro da camisinha.
E um lembrete para quem é precavido demais: usar duas camisinhas ao mesmo tempo pode aumentar o risco de rompimentos, por isso, não é recomendável. Por fim, vale lembrar que a camisinha feminina é outra alternativa para o sexo seguro.
A camisinha sempre fica presa na vagina; tem risco de gravidez?
Sexo oral sem camisinha: quais são os riscos?
Será que dá para confiar só na tabelinha?
Anticoncepcional faz mal? Veja três respostas a dúvidas comuns sobre o tema