Redação Publicado em 11/06/2022, às 10h00
“Doutor, demoro muito tempo para chegar lá, fica cansativo para a parceira e ela fica querendo que aconteça logo. Aí, já viu, né? Pinta aquele climão. Isso pode estar acontecendo pelas situações emocionais e problemas no meu dia a dia?”
Sim, essa é uma possibilidade. A demora para a ejaculação pode acontecer porque o homem está cansado, estressado ou ansioso com alguma questão do dia a dia ou, até mesmo, com o relacionamento.
Algumas pessoas também apresentam esse retardo na ejaculação por estarem fazendo uso de medicamentos para controlar convulsões, antidepressivos específicos ou por consumirem algum tipo de droga, como a maconha.
Confira:
Porém, grande parte das pessoas com essa dificuldade a enfrentam por questões emocionais. A recomendação é tentar ficar mais calmo e tranquilo no momento da relação sexual, bem como conversar com a parceria para que ela evite ficar cobrando – a cobrança pode aumentar ainda mais a ansiedade.
Caso o homem não consiga resolver suas questões emocionais por conta própria, o ideal é buscar a ajuda de um profissional de saúde mental para aprender a lidar melhor com a ansiedade e com as preocupações.
O uso de preservativo masculino também pode retardar a ejaculação. Isso acontece porque há uma menor sensibilidade do pênis, consequentemente, essa alteração pode fazer com que o homem demore mais para chegar lá.
Essa pode ser uma boa dica para quem sofre de ejaculação precoce: a camisinha pode ser uma boa aliada para alongar o tempo. Na hora de comprar o preservativo, preste atenção se não está escrito que é com efeito ‘retardante’.