Doutor, não lembro se eu tive catapora na infância. Já tenho 60 anos e fico na dúvida se preciso tomar ou não a vacina contra herpes-zóster.
Os especialistas têm recomendado a vacinação para herpes-zóster em homens e mulheres a partir de 50 ou 55 anos, mesmo que eles nunca tenham tido catapora na infância. Se eles tiveram, a indicação ainda maior.
O vírus da catapora, o varicela zóster, fica adormecido nas células, nas terminações nervosas e, eventualmente, quando a pessoa está mais velha, ou tem uma queda de imunidade, ele pode voltar a se manifestar com um quadro muito doloroso, que é o quadro de herpes-zóster.
Então, se você não lembra se teve catapora, e mesmo que você tenha tido, eu recomendo fortemente que você converse com o seu médico e que vocês, juntos, pensem nessa possibilidade de proteção com a vacina do herpes-zóster.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr