Doutor, uso de facilitador de ereção por homem jovem sem problemas no coração é perigoso?
De uma maneira geral, essa classe de medicamentos facilitadores de ereção é bastante segura. O principal risco de interação acontece com pessoas que têm problemas cardiovasculares e acabam usando remédios como nitritos, remédios para baixar a pressão arterial. Isso pode trazer algum tipo de risco de interação medicamentosa e, nesse caso, a indicação desses remédios tem que ser feita pelo médico, de preferência pelo cardiologista.
Agora, homens jovens sem problemas no coração, que não tomam nenhum medicamento, não tem maiores riscos, nem problemas, ao usar esses remédios. A questão é: será que a pessoa realmente precisa? Por que um homem jovem está tendo dificuldade de direção? Em geral, as causas são mais psicológicas, como ansiedade, e há muito mais benefício se a pessoa aprender a lidar com a sua ansiedade do que usar remédio para facilitar a ereção, o que pode até trazer um risco de dependência. A pessoa achar que só vai conseguir se eu usar remédio o que não é legal para homem jovem.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr