É normal a gente perder um pouco a sensibilidade no pênis ao longo da vida? Tenho 26 anos e sinto bem menos do que na juventude.
Nossas respostas sexuais mudam ao longo da vida. Na adolescência, as respostas são muito explosivas, a pessoa é muito mais sensível e tem respostas muito mais intensas porque o seu organismo está se adaptando à questão da sexualidade.
Com 26 anos, você já tem uma certa experiência. Só precisa prestar atenção para ver se essa perdade sensibilidade ou essa perda de desejo não têm a ver com alguma questão de saúde mental. Quando você está deprimido, ansioso ou estressado e angustiado, isso acaba tendo impacto sobre a sua resposta sexual.
Mas se tiver tudo normal, entenda que a mudança gradual, um pouco menos de sensibilidade, pode acontecer. Em alguns casos, pode até ser benéfica, lembrando que muitos jovens, por exemplo, apresentam ejaculação precoce nas suas primeiras relações sexuais.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr