Redação Publicado em 15/02/2021, às 09h00
Tem como controlar uma crise de pânico?
Crise de pânico é uma crise de ansiedade em que a pessoa fica muito tensa, muito ansiosa e acaba tendo uma sensação de perda de controle, podendo até mesmo achar que vai enlouquecer, enfartar, passar mal ou até morrer. Todos esse sintomas acontecem pelo pico de ansiedade.
Além disso, há sintomas físicos associados, como taquicardia, sudorese, sensação de desmaio, ou seja, um mal estar muito grande. Se o indivíduo começa a ter crises de pânico de repetição, seria ideal procurar ajuda especializada.
Na hora da crise de pânico, é possível se controlar sozinho, sim, especialmente se você já teve experiências anteriores e souber identificar o que está acontecendo. Nesses casos, existem técnicas de controle de respiração, de focar em outro objeto que não você mesmo e seus sentimentos e tentar relaxar a musculatura, por exemplo.
Ou seja, há controles possíveis para as crises de pânico, mas isso é mais fácil quando você já descobriu o que tem e possui o suporte de um terapeuta ou psiquiatra para te explicar como fazer esse controle.
Além disso, algumas pessoas ainda usam remédios para quebrar esses picos de ansiedade nos momentos das crises ou até mesmo para evitar que elas apareçam.