É possível transmitir Covid 30 dias depois de testar positivo?

Leitora conta que seu namorado foi infectado há um mês, mas ainda está inseguro de encontrá-la

Redação Publicado em 28/07/2021, às 09h00

A recomendação é que, após testar positivo, a pessoa fique de 10 a 15 dias em isolamento social - iStock

Doutor, meu namorado testou positivo há um mês. Com 30 dias ele ainda transmite? Ele anda muito inseguro e não quer me encontrar

Após 30 dias (um mês) de ter um teste positivo para a Covid-19, uma pessoa não transmite mais o novo coronavírus. A recomendação é que, quem for diagnosticado com a doença, permaneça em isolamento social de 10 a 15 dias. 

Esse isolamento é extremamente importante para evitar que o vírus seja transmitido para outras pessoas com as quais, eventualmente, o indivíduo infectado pode ter contato. 

Após os 15 dias, se a pessoa está se sentindo bem e não teve nenhuma outra questão de saúde, ela está liberada para sair à rua. Obviamente, mesmo depois de ter Covid-19, devem permanecer os cuidados, como o uso de máscara, álcool 70 e distanciamento social. 

Assim, nesse caso, não teria nenhuma restrição em relação ao encontro, por exemplo, se o outro também está isolado.

O que é Síndrome pós-Covid-19? 

Muitas pessoas, mesmo meses depois de terem sido infectadas pela Covid-19, queixam-se de dores e fraquezas pelo corpo. Essa é uma situação relativamente comum e conhecida como Síndrome pós-Covid-19. Alguns trabalhos indicam que até 25% das pessoas podem ter sintomas persistentes depois de uma infecção pelo novo coronavírus. 

Entre os mais frequentes estão: dores no corpo e nas articulações, dores de cabeça, fraqueza, cansaço, persistência da perda do olfato e do paladar, entre outros. Normalmente, a síndrome é mais comum em indivíduos que desenvolveram o quadro mais grave da doença, mas também podem aparecer em pessoas que tiveram a forma mais leve da infecção. 

Confira:

Entenda, aqui, o que é a Síndrome pós-Covid-19

Procure ajuda!

Caso a pessoa identifique indícios da Síndrome pós-Covid-19, ou seja, esteja convivendo com sintomas mesmo meses depois da infecção, o mais recomendado é procurar ajuda médica para avaliação e pensar nas melhores estratégias para reverter esse quadro. 

Descanso, terapia, alimentação saudável, retomada de atividade física e, às vezes, o uso de alguns medicamentos, são algumas das formas que podem tornar essa fase pós-Covid-19 mais tranquila. 

Covid-19 tira dúvidas síndrome pós-covid-19

Leia também

Luciano Szafir fala sobre Covid-19: “Senti muita dor, muito pânico”


Covid-19 prejudica o cérebro e afeta até ereção, explica neurologista


Por que, mesmo vacinada, Ana Maria Braga teve Covid?


Mulheres vacinadas contra Covid devem esperar para fazer mamografia