Doutor Jairo
Ouça » Sexualidade

Ejaculação precoce aos 15 anos: vai passar?

No começo da vida sexual, até metade dos garotos experimentam a ejaculação precoce - iStock
No começo da vida sexual, até metade dos garotos experimentam a ejaculação precoce - iStock

Doutor, tenho 15 anos e enfrento ejaculação precoce. Vai passar ou vai continuar assim?

No começo da vida sexual, até metade dos garotos experimentam a ejaculação precoce, que é uma ejaculação que acontece muito rápido.

Normalmente, isso se passa pela ansiedade, pela insegurança e pela inexperiência. Com o tempo, com intimidade com a parceira, com o melhor controle sobre as suas emoções e as suas sensações, você tende a prolongar o tempo de ejaculação. E na maior parte dos casos essa ejaculação precoce se reverte sozinha.

Agora, se mesmo com experiência, com intimidade, a sua ejaculação continuar muito rápida, eu recomendaria uma visita ao médico, ou a um terapeuta, ou a um urologista, para discutir possibilidades.

Mas, em geral, na esmagadora maioria dos casos, os garotos passam a conseguir um controle melhor com tempo, com experiência e com o controle da ansiedade.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr