Redação Publicado em 23/08/2022, às 09h00
“Doutor, ejaculei às 10 da manhã, logo depois lavei as mãos com água e sabão e escovei os dentes. Às 11:45 fiz a barba e passei gel pós-barba que ficou na minha mão. Às 14:10 coloquei os dedos um pouco dentro da minha namorada. Tem risco de gravidez?”
Em situações como essa, não há risco de gravidez. Aliás, a partir do momento que o homem lava as mãos com água e sabão após se masturbar, as chances de engravidar já não existem mais.
Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen – ou esperma – e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal.
Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção – homem estando sem cueca, a mulher sem calcinha e ambos não usarem nenhum método contraceptivo, por exemplo – ou se a mulher ou o homem introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.
Existe um pequeno risco, ainda, de algum espermatozoide escapar no líquido pré-ejaculatório caso o homem tenha tido uma relação ou masturbação recente. É por isso que dizemos que coito interrompido não é um método seguro para evitar gravidez.
Confira:
O espermatozoide sobrevive por pouco tempo fora do corpo, é uma questão de minutos. Isso porque, para que sua vitalidade e função sejam mantidas, ele precisa dos líquidos que são expelidos com o sêmen.
No entanto, esses fluidos secam rapidamente quando expostos ao ar e, uma vez secos, os espermatozoides não conseguem mais se locomover. Conclusão? Poucos minutos são suficientes para que deixem de ter utilidade.