Ele está com medo de ter sido perfurado sem perceber com uma agulha
Dr. Jairo Bouer Publicado em 17/11/2024, às 14h00
Doutor, estou parado em uma avenida e daí passa uma pessoa correndo e me toca nas costas. Eu corro o risco de HIV? E se ele me perfurou com uma agulha e eu não percebi?
Eu acho que você está preocupado demais com uma situação muito corriqueira. Primeiro, não existe risco de transmissão do vírus HIV, causador da Aids, pelo toque. Então se você está na rua, esbarra numa pessoa, ou se você está esperando para atravessar a rua e alguém passa correndo e encosta a mão, sem querer, em você, isso não transmite o vírus HIV.
Agora, será que a pessoa que passou correndo teria uma agulha, essa agulha estaria infectada e você teria sido picado sem perceber? Vamos combinar que é uma cadeia de situações muito pouco prováveis. O cara está saindo na rua com uma seringa e uma agulha na mão para infectar as outras pessoas? Não digo que seja 100% impossível, mas é uma situação bem hipotética.
Então o que eu acho que você tem que fazer é desencanar, parar de se preocupar com essas questões e se informar melhor sobre os riscos de transmissão de HIV.
PEP ou PrEP: quem pode tomar e como funcionam?
Colega de trabalho pode ter HIV e sempre me corto; há risco?
Há risco de IST no sexo entre duas mulheres?
Picada de mosquito pode transmitir o HIV?