Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Esforço físico pode aumentar o saco escrotal?

O esforço físico excessivo pode provocar um deslocamento de tecidos de dentro do abdômen para o interior do saco escrotal - iStock
O esforço físico excessivo pode provocar um deslocamento de tecidos de dentro do abdômen para o interior do saco escrotal - iStock

Redação Publicado em 19/05/2022, às 09h00

“Doutor, esforço físico excessivo pode esticar o saco escrotal e ele ficar maior? Por exemplo, carreguei peso e agora sinto mais ele. O que fazer?”

Primeiro, precisamos lembrar que o saco escrotal é um órgão elástico, ou seja, ele pode se contrair ou dilatar de acordo com uma série de situações como, por exemplo, a temperatura.  

Se está mais quente, o saco escrotal tende a ficar um pouco mais baixo (dilatado), caso esteja mais frio, as fibras musculares tendem a contraí-lo e deixá-lo mais próximo da cavidade abdominal. Esse é um mecanismo natural para a manutenção de uma temperatura mais adequada para os espermatozoides.

Mas tem relação com o esforço físico?

Para alguns homens que apresentam uma sensibilidade maior nesta área do corpo, o esforço físico excessivopode provocar um deslocamento de tecidos de dentro do abdômen para o interior do saco escrotal, resultando no aparecimento de uma hérnia. 

Confira:

Essa hérnia, a depender do tamanho, pode permanecer dentro do saco escrotal e provocar um aumento desse volume. Assim, é importante procurar avaliação médica para analisar melhor a situação.

É possível aumentar o saco escrotal de outra forma?

Não existe nenhum método aprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para aumentar o tamanho do saco escrotal.

Algumas pessoas até vendem técnicas de injetar substâncias nessa parte do corpo prometendo um aumento de volume, mas isso não é eficaz e pode trazer uma série de riscos para o homem. 

Em caso de qualquer dúvida nesse sentido, o melhor a ser feito é consultar um urologista, que será capaz de dar as melhores orientações e sanar todos os questionamentos.