Redação Publicado em 07/08/2021, às 09h00
“Doutor, ando 100% sem desejo sexual. O que pode ser isso?”
Em algumas fases da vida, é comum as pessoas apresentarem uma diminuição expressiva do seu desejo sexual. Períodos de muito estresse, preocupação, tristeza, angústia e ansiedade, por exemplo. Quando essas emoções estão muito fortes, o desejo sexual acaba muitas vezes sumindo e, ao superar essa faase, a vontade tende a voltar.
Durante a pandemia, foram muitos os relatos de pessoas que, por conta das incertezas e inseguranças provocadas por todo o contexto da Covid-19, tiveram uma perda importante do desejo sexual. Talvez esse seja o caso.
Confira:
Se o indivíduo está solteiro e isolado por conta da pandemia, talvez essa perda da libido esteja relacionada com o distanciamento em relação a outras pessoas. Em outra situação, se ele está casado e, eventualmente, o relacionamento não vai bem e o casal está em crise, o desejo sexual também pode diminuir bastante.
A redução do desejo sexual por causas físicas ou orgânicas é mais incomum em pessoas jovens, mas pode acontecer. Se essa falta de libido não melhorar, é importante procurar ajuda de um especialista,como um terapeuta, para conversar sobre o que está acontecendo, checar se não existe um quadro de depressão ou ansiedade e, talvez, fazer alguns exames para dosar os hormônios.