Estou me sentindo muito sobrecarregada; o que posso fazer?

Jairo Bouer dá dicas de como aliviar o sentimento de sobrecarga

Redação Publicado em 17/06/2022, às 09h00

Às vezes, ter uma tarefa feita é melhor do que tê-la perfeita - iStock

“Doutor, ando muito sobrecarregada. Tem como aliviar?”

Com a correria do dia a dia, é normal nos sentirmos sobrecarregados. Por isso, existem algumas dicas que podem ajudar a lidar melhor com essa sensação, já que, muitas vezes, ela pode gerar procrastinação e adiamento de uma tarefa considerada importante:

1. Reutilize algo já feito

Olhe para a sua lista atual de tarefas e pergunte-se se você poderia reutilizar ou adaptar um trabalho já feito antes. Assim, é necessário muito menos tomada de decisão e de energia criativa. Isso parece muito simples, mas nem sempre pensamos em soluções fáceis quando estamos nos sentindo sobrecarregados.

2. Reconheça variáveis sem importância

Muitas vezes achamos que precisamos de mais informações ou mais tempo para pensar sobre as decisões. Por exemplo, cancelar ou não aquela assinatura que você não tem usado? Essas escolhas, apesar de parecerem simples, causam o esgotamento e um pensamento angustiante

Tente tomar a decisão, especialmente se for algo reversível. No caso da assinatura, você pode reativá-la a qualquer momento. Mas qual a chave para ser capaz de fazer isso? Reconheça quando certas variáveis são relativamente sem importância.

Se você sabe que precisa ou quer fazer algo, por exemplo, então decidir quando você quer ir (esta semana ou na próxima) pode ser relativamente sem importância. Decida uma variável que tem atrapalhado você. Tomar decisões mais rápidas ajudará a cumprir sua lista de tarefas.  

3. Crie uma estratégia geral para novas tarefas

Uma nova tarefa é aquela que você nunca fez antes ou, pelo menos, não faz regularmente. Estar nessa situação pode criar uma fadiga de decisão caso não saiba como vai realizá-la.

Confira:

O que fazer? Você pode criar um sistema genérico. Por exemplo, considerar três maneiras distintas de abordar a tarefa antes de seguir uma rota específica. Pensar assim pode ajudar a ver qual opção é mais fácil. 

Para tarefas de maior risco, vale também tentar identificar as principais coisas que podem dar errado (até três) e planejar uma estratégia de como lidar com cada uma delas. 

4. Identifique quando "feito" é melhor do que "perfeito" 

Reconheça que, às vezes, o trabalho que você faz rapidamente pode acabar tendo um bom resultado. Gastar muito tempo em uma tarefa nem sempre melhora, especialmente se você já pensou demais.

A pressão de um prazo pode te ajudar a “trabalhar” da melhor forma e forçar-se a ser mais ágil pode resultar em criatividade

5. Faça conexões e busque apoio 

Quando nos sentimos apoiados, nos sentimos também menos sobrecarregados. Nossas conexões podem ser ótimas fontes de apoio, às vezes de maneiras surpreendentes. Não pense demais ou se deixe levar pelo arrependimento

Envie uma mensagem de texto ou e-mail para um colega de trabalho ou contato com quem você esteve mais próximo no passado, por exemplo. Todos nós precisamos de suporte e a melhor maneira de obtê-lo, geralmente, é oferecê-lo primeiro.

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