Existe algum alimento que ajuda no crescimento?

Jairo Bouer explica quais os fatores que determinam a estatura de uma pessoa

Redação Publicado em 21/10/2021, às 09h00

O que define a altura é a carga genética: se os pais forem altos, é provável que os filhos também tenham estatura elevada - iStock

“Doutor, existe algum alimento especial para a gente crescer mais?”

Infelizmente, não existe nenhum alimento específico para crescer mais. A altura de uma pessoa depende da genética passada pelos seus pais, ou seja, com pais mais altos, as chances de ela ser mais alta é maior. Em contrapartida, se eles forem mais baixos, a probabilidade de o indivíduo ter uma estatura mais baixa é maior também. 

Assim, não há uma alimentação que possa fazer com que alguém cresça mais do que está programado geneticamente. O que sabemos é que ter uma dieta saudável, variada e praticar atividades físicas regulares são fatores que podem ajudar uma pessoa a atingir o máximo do seu potencial.

O contrário também pode acontecer. Pessoas que se alimentam muito mal ou que passam fome na infância e/ou na adolescência, por exemplo, podem não atingir toda a sua capacidade genética relacionada à altura. 

Confira:

Dá para fazer uma previsão?

É possível ter uma estimativa da altura que a pessoa vai atingir, mas isso nem sempre corresponde à realidade. Basicamente, a conta é a seguinte: some a altura do pai com a da mãe e divida o resultado por dois. Assim, é feita uma média dos pais. Para os meninos, devemos ainda acrescentar 6 cm a essa média. 

Se ainda existir alguma dúvida ou a pessoa quiser fazer uma conta mais exata, o melhor caminho é procurar o pediatra que acompanhou a criança para avaliar a sua curva de crescimento. Com isso, é viável dizer com maior precisão qual a provável altura final.

altura crescer tira dúvidas

Leia também

Atividade física ainda é o melhor presente que você pode dar às crianças


Exercício físico é um santo "remédio" para o coração e a mente


Iniciar a vida sexual cedo faz a gente parar de crescer?


Uso de maconha na puberdade pode interferir na altura dos jovens