Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Existe alguma dieta para evitar retenção de líquido?

Entre as principais causas da retenção de líquido estão mudanças hormonais e falta de exercício físico - iStock
Entre as principais causas da retenção de líquido estão mudanças hormonais e falta de exercício físico - iStock

Redação Publicado em 18/07/2022, às 09h00

“Doutor, tem alguma dieta para evitar inchaço e retenção de líquido?”

Existem algumas dicas simples e orientações que podem auxiliar na melhora dessa questão. Porém, vale lembrar que o ideal é sempre procurar um profissional da nutrição quando desejamos realizar qualquer dieta específica.

Além disso, também é essencial procurar entender o que está causando essa retenção de líquido. Entre as possibilidades estão dificuldades nos rins, no sistema circulatório, dieta inadequada ou, no caso das mulheres, oscilações hormonais em algumas fases do ciclo.

Nosso corpo é  feito, principalmente, de água. Ela está no sangue, nos músculos, nos órgãos e, até mesmo, nos ossos. Entretanto, às vezes, a pessoa desenvolve um acúmulo de fluidos no sistema circulatório ou dentro de tecidos e cavidades, resultando no inchaço de mãos, pés, tornozelos e pernas. Essa situação é popularmente conhecida como “retenção de líquido".

Como melhorar a retenção de líquido?

Existem algumas dicas simples que podem ajudar uma pessoa a reduzir o inchaço causado pelo acúmulo de fluidos. Veja só:

1. Coma menos sal 

O sal é composto por sódio, este elemento se liga à água do corpo e ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos dentro e fora das células. Se a pessoa costuma comer alimentos ricos em sal, como os industrializados, o corpo pode reter mais água. A recomendação é, portanto, reduzir o consumo de sódio para também diminuir a retenção de líquido. 

2. Beba mais água 

Mesmo que possa soar um pouco contraditório, aumentar o consumo de água pode ajudar a reduzir a retenção de líquido. Isso acontece porque ter uma hidratação adequada colabora para que os rins trabalhem da melhor forma possível e eliminem as toxinas do organismo.

Confira:

3. Aumente a ingestão de magnésio 

O magnésio é um mineral importante e que está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas responsáveis por manter o corpo funcionando corretamente. Além disso, aumentar o consumo desse nutriente também pode auxiliar na diminuição da retenção de líquido. Boas fontes de magnésio incluem nozes, grãos integrais, chocolate amargo e vegetais verdes escuros. 

4. Mais vitamina B6 

A vitamina B6 desempenha um papel central na formação dos glóbulos vermelhos, no metabolismo de proteínas, na função cerebral, na saúde imunológica e na regulação dos fluidos, contribuindo para a redução do inchaço. Entre os alimentos que podem fornecer este nutriente estão a banana, a batata, o grão-de-bico, as nozes e o atum. 

5. Limite o consumo de carboidratos refinados 

Fontes de carboidratos refinados, como pão branco, macarrão e biscoitos, são tipicamente ricas em carboidratos ou açúcar adicionado e pobres em fibras, o que pode levar a picos rápidos nos níveis de açúcar e de insulina no sangue.

Esses índices elevados provocam mais retenção de sódio, aumentando a reabsorção deste mineral pelos rins que, por sua vez, eleva o volume e acúmulo de líquidos no corpo.

Além disso, o fígado e os músculos armazenam carboidratos como glicogênio, uma forma de açúcar que está ligada à água. Como cada grama de glicogênio é estocada com pelo menos três gramas de água, seguir uma dieta rica em carboidratos pode causar aumento da retenção de fluidos.

Assim, a melhor opção é seguir uma alimentação balanceada e optar pela ingestão de grãos integrais ricos em fibras, como quinoa, aveia, arroz integral ou pão de trigo integral.