Doutor, existem mesmo alimentos que servem como estimulantes sexuais?
Nenhum trabalho conseguiu comprovar uma relação direta entre alimentos e aumento do desempenho sexual, ou melhora do desempenho sexual. Então esses alimentos que teriam esse efeito afrodisíaco, seriam estimulantes sexuais, na verdade fazem muito mais parte de um mito, ou seja, de uma ilusão, do que de uma realidade científica.
O que a gente sabe desses alimentos que as pessoas dizem ser afrodisíacos ou estimulantes sexuais é que eles são altamente energéticos e talvez isso faça com que a pessoa tenha um pouco mais de disposição. Mas esse é apenas um detalhe, essa disposição para o sexo tem muitos outros componentes.
Em outras palavras, catuaba, guaraná, amendoim, nada disso tem comprovação científica. É mais mito, cultura popular, do que realidade científica.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr