Olha a dúvida da Marta: "Reconheço que eu controlo demais a vida do meu filho adolescente. Estou sempre em cima. Você vê algum risco nisso? É que eu sou
Jairo Bouer Publicado em 15/08/2020, às 07h00
Olha a dúvida da Marta: “Reconheço que eu controlo demais a vida do meu filho adolescente. Estou sempre em cima. Você vê algum risco nisso? É que eu sou muito preocupada!”.
Para o psiquiatra Jairo Bouer, é normal que os pais fiquem preocupados com a questão da adolescência, com o risco de os filhos entrarem em alguma fria ou de alguém desvirtuar o caminho deles. Às vezes, o grude é tanto que eles são chamados de “pais helicópteros” (que estão sempre voando em volta dos filhos). Alguns estudos indicam que esse tipo de comportamento pode ter impacto no jovem – eles podem ficar inseguros, ter problemas de autoestima e dificuldade de se relacionar com outras pessoas, porque está sendo sempre supervisionado. Jairo acredita que é importante os pais mostrarem ao filho que eles estão presentes, mas sem tentar controlar ou tentar saber tudo o que ele faz o tempo todo. “Isso não é legal nem para você, nem para ele”, completa.
Ouça a resposta completa no “Fala Aí”
Saiba mais:
Controlar demais a vida do filho não é legal
Preocupação com videogame afeta quase 9 entre 10 pais de adolescente
Controlar demais a vida do filho não é legal
Preocupação com videogame afeta quase nove entre 10 pais de adolescentes