Doutor, como é aquela história do papel higiênico da frente para trás e não de traz para frente no momento da gente se limpar no banheiro? E pode lavar a vulva com água e sabão, não arde depois?
Essas dúvidas são bem legais. Em geral, o recomendado para as mulheres, na hora de se limpar, é que o movimento do papel higiênico seja feito de frente para trás. Por quê? Porque se a limpeza for feita de trás para frente, o papel pode trazer uma série de micro-organismos que ficam próximos à região do ânus para a vagina, o que aumenta o risco de infecções.
Sobre o uso de água e sabão, a resposta é sim, pode usar, de preferência um sabão neutro na hora de lavar a vulva durante o banho. Só é bom tomar cuidado para não entrar muito sabão dentro do canal da uretra, pois isso pode causar uma ardência ou um desconforto, apesar de que isso logo passa.
Se você tem alguma dúvida, envie para gente pelo site ou pelo meu Instagram.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr