Atualmente, um quarto dos brasileiros adultos têm hipertensão arterial e, o mais preocupante, 17% das crianças já sofrem com a doença. A prevalência é maior em idosos, pessoas negras e quem tem diabetes. Existe uma propensão herdada dos pais em 90% dos casos, mas obesidade, sedentarismo, fumo, estresse em excesso e álcool também são fatores de risco.
Em geral, a hipertensão não produz sintomas e muitas pessoas não sabem que têm a doença. Por isso, é fundamental fazer uma checagem pelo menos uma vez ao ano, e quem tem familiares hipertensos, duas vezes ao ano.
Os sintomas aparecem quando a pressão aumenta muito. E eles são: dores de cabeça, tontura, zumbidos, fraqueza, visão turva e sangramento nasal entre outros. Tenha cuidado com o excesso de sal em alimentos e produtos industrializados.
A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada com mudanças do estilo de vida e, em algumas situações, com o uso de remédios. Consulte seu médico.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr