Redação Publicado em 10/11/2022, às 09h00
“Doutor, depois que eu passei a ir para a academia todos os dias, minhas pernas doem mais e ejaculo mais rápido. Tem relação?”
Existe uma ligação entre ir à academia todos os dias e a dor nas pernas. Possivelmente, o indivíduo está se exercitando, seus músculos estão sendo mais exigidos, há um acúmulo maior de ácido lático, e isso provoca um pouco de desconforto nos membros inferiores no dia seguinte. Por isso, é essencial contar com a orientação de um profissional de educação física para dosar a frequência e a intensidade da atividade física.
Quanto à ejaculação mais rápida, não existe nenhuma relação com a ida à academia diariamente. Talvez, o fato da pessoa estar fazendo mais exercício e vendo mais gente pode deixá-la mais estimulada, fazendo com que ela curta mais o próprio corpo e ejacule mais rápido.
A causa número um de ejaculação precoce está relacionada à chamada ansiedade de performance: o homem inexperiente e ansioso acaba ficando mais inseguro e cria uma expectativa em relação ao seu desempenho sexual. Essa tensão emocional faz com que ele não consiga lidar com o seu desejo, ejaculando muito rápido e antes do momento em que gostaria.
Já que a ansiedade é a principal razão para o problema, o primeiro passo é tentar controlá-la e identificar suas motivações com o objetivo de retardar a ejaculação. Caso a dificuldade seja muito grande e o indivíduo muito ansioso, o ideal é buscar ajuda.
Confira:
Existem alguns medicamentos que podem ser utilizados para controlar a ejaculação precoce, como é o caso de antidepressivos, que têm como efeito colateral o retardo da ejaculação.
Porém, se a causa da ejaculação precoce for a ansiedade, o que realmente pode fazer diferença é entender o que tem impulsionado toda essa insegurança e procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Isso está diretamente relacionado à intimidade, assim como à confiança em si para ficar mais tranquilo e menos encanado com o tempo da ejaculação.
Existem ainda algumas técnicas que podem ajudar. Uma das estratégias é, no meio da relação, dar uma parada e/ou tirar o pênis de dentro da vagina. Ou, se for sexo oral, interromper por algum tempo. Outra ideia é mudar de posição.
Além disso, alguns homens fazem uso de géis retardantes e de camisinhas com efeito anestésico para diminuir a sensibilidade da glande (cabeça do pênis). Em teoria, isso poderia prolongar o tempo da ejaculação. Porém, na prática, o efeito é muito modesto, já que a grande responsável pela ejaculação precoce continua sendo a ansiedade.