Doutor, estou assustada. É normal rasgar o fundo da vagina na hora do sexo, como naquele caso da ficante do jogador do Corinthians?
Muito se falou dessa fatalidade que aconteceu com essa garota, em fevereiro deste ano. Depois de uma relação sexual, ela teve um rompimento do fundo de saco da vagina (também chamado de fundo de saco de Douglas). Isso provocou um sangramento muito intenso. Não houve tempo hábil de levá-la a um serviço de saúde para que o socorro pudesse ser efetuado e a menina acabou falecendo. Isso é absolutamente incomum, foge da regra.
Esse tipo de lesão eventualmente pode acontecer, segundo alguns ginecologistas, em mulheres mais velhas, em mulheres que têm ressecamento vaginal muito intenso ou em relações sexuais em que há uma entrada e uma saída muito abrupta de ar de dentro da vagina e a recomendação, então, seria mudar a posição se você ouve um barulho muito intenso.
Mas isso é absolutamente incomum, muito raro de acontecer, e você não precisa se preocupar.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr