Redação Publicado em 06/12/2022, às 09h00
“Doutor, maconha pode mesmo retardar a ejaculação? Às vezes fico horas tentando depois de ter fumado e nada acontece”
Realmente a maconha é capaz de elevar o tempo até a ejaculação. Às vezes esse aumento é tão grande que o indivíduo permanece tentando por muito tempo e não consegue. Não é possível afirmar com certeza que o retardo na ejaculação é causado apenas pelo consumo de maconha, mas essa é uma hipótese e o próprio homem pode se observar.
Se sem a utilização da maconha ele consegue ejacular em um tempo normal e, ao fumar, acaba demorando muito tempo para "chegar lá”, essa situação é altamente sugestiva sobre o efeito da maconha na ejaculação. Vale lembrar que algumas pessoas são naturalmente mais sensíveis do que outras aos efeitos colaterais e, portanto, uma boa opção, nesses casos, é evitar fumar antes de fazer sexo.
Da mesma forma, o excesso de bebida alcoólica e alguns medicamentos (como os antidepressivos) também podem levar a um aumento do tempo de ejaculação. Tudo isso acontece porque essas questões afetam os neurotransmissores e impactam, de alguma forma, as nossas respostas, provocando um retardo na ejaculação.
Confira:
A causa número um dessa demora para ejacular é a ansiedade. Ou seja, o homem fica ansioso, com dificuldade de concentração, preocupado demais em controlar o seu tempo de ejaculação, tudo isso acaba dificultando e muito o processo.
Da mesma forma que, para alguns homens, a ansiedade resulta em ejaculação precoce, para outros essa sensação pode provocar o retardo da ejaculação. Se essa dificuldade persistir e estiver atrapalhando a recomendação é conversar com um urologista e, talvez, até com um terapeuta.
O uso de preservativo masculino também pode retardar a ejaculação. Isso acontece porque há uma menor sensibilidade do pênis, consequentemente, essa alteração pode fazer com que o homem demore mais para chegar lá.
Essa pode ser uma boa dica para quem sofre de ejaculação precoce: a camisinha pode ser uma boa aliada para alongar o tempo. Na hora de comprar o preservativo, preste atenção se não está escrito que é com efeito ‘retardante’.