Jairo Bouer Publicado em 07/11/2020, às 12h00
Jairo, meu marido está numa crise de bipolaridade, e abusa de álcool e drogas. A gente está muito longe da nossa família e está muito pesado pra mim lidar com essa situação. Será que a gente volta para mais perto deles?
Não é incomum que o abuso de álcool e drogas esteja relacionado ao transtorno bipolar. A pessoa usa essas substâncias na tentativa de aliviar sintomas, ou controlar algum tipo de desconforto ou mal-estar psíquico causado pelo transtorno.
É realmente uma combinação difícil e complexa para você e para ele, também. E deve ficar pesado para você, que está sozinha, longe da sua família, lidar com tudo isso sozinha.
É importante a gente dizer que ele precisa de um acompanhamento específico: um psiquiatra, uma assistente social, um terapeuta, pessoas que possam dar um suporte para ele nessa fase mais aguda.
A gente, às vezes, até recomenda a internação quando há risco de vida para a pessoa, ou risco de ela comprometer muito as estruturas sociais nas quais está inserida.
Seria importante você conversar com os médicos e profissionais que acompanham seu marido, e checar isso com eles, até para dividir sua dificuldade neste momento de crise.
A família estar mais perto pode te ajudar, e eu acho que você precisa de ajuda também.
Saiba mais:
Qual a diferença entre o transtorno de borderline e o bipolar?
Tratamento precoce do transtorno bipolar ainda é um desafio
Veja também: