Medicamento para dor pode viciar mesmo?

Entenda por que é importante usar remédios apenas com orientação médica

Dr. Jairo Bouer Publicado em 07/09/2024, às 14h00

Mesmo analgésicos comuns para dor de cabeça devem ser usados com orientação médica - iStock

Doutor medicamento para a dor pode viciar mesmo?

Sim, dependendo do medicamento para a dor, ele pode provocar vício, ou dependência. Lá nos Estados Unidos, por exemplo, os derivados os opioides, que são medicamentos potentes para o controle da dor, hoje são responsáveis por uma das maiores epidemias de dependência que acontecem no mundo.

Muitos norte-americanos que recorrem aos derivados opioides para aliviar a dor em algum momento da sua vida, ao se recuperar de uma fratura, ou um processo cirúrgico, e ficam, muitas vezes, dependentes deste medicamento.

 Mesmo analgésicos muito comuns que nós usamos aqui no Brasil, se a pessoa começar a usar com demasiada frequência, ela pode alterar o o nosso limiar de dor, ou seja, a mesma dose de medicamento pode ter um efeito pior, mais baixo, na redução de uma eventual dor de cabeça (cefaleia), por exemplo.

Então o recomendado é utilizar remédio para a dor sempre sob orientação do médico, por tempo limitado, e nunca prolongar ou começar a tomar um medicamento por conta própria sem o conhecimento do seu médico.

dependência remédios vício dor

Leia também

Como blindar o seu organismo contra a ressaca?


Enxaqueca não é só dor de cabeça forte; entenda a condição


Abuso de remédios de prescrição ou de venda livre causa danos graves


Personalidade propensa ao vício: isso existe?