Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Meu cabelo anda muito seco e ressecado; o que fazer para melhorar?

O cabelo ressecado é uma consequência da ação de agentes externos e internos - iStock
O cabelo ressecado é uma consequência da ação de agentes externos e internos - iStock

“Doutor, meu cabelo anda seco e muito ressecado. Como melhorar o aspecto dele?”

Vale a pena começarmos explicando que cabelo seco é diferente de ressecado. No primeiro caso, é uma condição natural, assim como cabelos oleosos. Ela está diretamente relacionada à produção da glândula sebácea presente no couro e como esse sebo se distribui pelos fios.

Já o cabelo ressecado é uma consequência da ação de agentes externos e internos, independente da produção da glândula sebácea, do tipo de fio e da quantidade de cabelos. Entram na lista: chapinha, secador, babyliss, descolorantes, alisantes, piscina, praia, vento, contato com suor, exposição solar, poluição, má alimentação, baixa ingestão de água e até tabagismo.

Independente da causa, se seco ou ressecado, é importante tratar. Isso porque o fio nessas condições costuma ficar com as cutículas abertas, conferindo ao cabelo aspecto opaco, com frizz e quebradiço.

Confira:

E o que fazer?

A recomendação é fazer uma espécie de cronograma capilar, que nada mais é do que a ordem, a frequência e a quantidade de tratamentos indicados (de preferência, por um dermatologista) de maneira individualizada para cada tipo de cabelo.

Para os cabelos secos, por exemplo, a umectação à base de óleos vegetais pode ser uma boa opção, já que a raiz do cabelo está produzindo menos oleosidade e, quando produzida, ela não consegue chegar até as pontas dos fios.

No caso do tratamento de cabelos ressecados, é preciso ir além. Vale unir a hidratação com a umectação e, no caso de cabelos descoloridos e alisados, reconstrução. Enquanto a hidratação vai repor a água, a umectação repõe a "gordurinha" boa que une as cutículas. Já a reconstrução ajuda na perda da massa, especialmente pelo uso de descolorantes. 

Milena Alvarez

Milena Alvarez

Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez