Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Meu cabelo é muito oleoso; o que fazer?

O que se orienta para cabelos oleosos é a lavagem diária - iStock
O que se orienta para cabelos oleosos é a lavagem diária - iStock

“Doutor, tenho cabelos oleosos, como tratar?”

A oleosidade do couro cabeludo está relacionada à produção maior de óleo (ou sebo) nas glândulas sebáceas localizadas nas bases dos fios. Na adolescência, com o aumento dos hormônios sexuais masculinos e femininos, essas estruturas passam a trabalhar de uma forma mais ativa e, com isso, pode haver cabelos mais oleosos.

Confira:

O que fazer com a oleosidade dos cabelos?

Algumas dicas simples podem ajudar no controle da oleosidade:

  1. O que se orienta para cabelos oleosos é a lavagem diária, uma vez que tendem a ficar com aspecto mais pesado já no dia seguinte da lavagem;
  2. Os banhos não devem ser muito quentes, o melhor é optar pela água morna;
  3. A higiene deve ser feita com shampoos voltados para esse fim, que contêm ativos que conferem uma sensação de frescor e removem com mais facilidade o excesso de sebo;
  4. A aplicação de condicionadores e máscaras deve ficar restrita à extensão dos fios para que não deixem resíduos no couro cabeludo;
  5. Se somente os cosméticos não conseguem controlar a oleosidade, nesse caso é importante consultar um dermatologista

O que pode deixar o cabelo mais oleoso?

1. Mexer no cabelo 

Já tentou contar quantas vezes por dia você mexe no cabelo por estresse, nervosismo ou apenas tédio? Essa pode ser uma das causas para o excesso de oleosidade, já que, toda vez que tocamos no cabelo, acabamos transferindo sujeira e óleo da ponta dos dedos, deixando-o ainda mais oleoso. 

2. Escovar demais

Escovar o cabelo diversas vezes ao dia para deixá-lo esteticamente mais bonito pode até parecer uma boa ideia, mas, na prática, há chances de o resultado ser o oposto.  A escovação excessiva pode espalhar os óleos produzidos pelo couro cabeludo por todo o cabelo, resultando no aumento da oleosidade. Assim, o ideal é tentar limitar a quantidade de vezes que você o escova por dia.  

3. A escova pode estar suja

Apesar de não ser algo que pensamos com frequência, escova de cabelo acumula muita poeira, bactérias, resíduos de óleos e sujeira. Por isso, é importante limpar ou substituir a escova com frequência, caso contrário, todo esse acumulado pode ser transferido para o cabelo e para o couro cabeludo, resultando no aumento da oleosidade. 

4. Secador, babyliss e prancha alisadora 

O uso de ferramentas que aquecem o cabelo, como secadores, babyliss e pranchas alisadoras ou chapinhas, pode secar demais o couro cabeludo e, consequentemente, fazer com que o ele produza mais óleo em resposta. Assim como acontece na lavagem com muita frequência, o cabelo naturalmente produz mais sebo para se proteger do ressecamento. Então, o ideal é, sempre que possível, tentar evitar usar esses utensílios e deixá-lo secar naturalmente mais vezes. 

5. A menstruação

Além de interferir no humor, nos desejos e causar inchaços, as mudanças hormonais provocadas pelo ciclo menstrual também podem causar excesso de produção de oleosidade no cabelo. Embora não haja muito o que fazer nessa situação, uma boa opção é usar produtos com ácido salicílico durante esse período do mês para ajudar na remoção do acúmulo de óleo. 

Milena Alvarez

Milena Alvarez

Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez