Leitora conta que o filho é vítima de bullying na escola e quer saber como pode ajudá-lo
Redação Publicado em 16/06/2021, às 09h00
Doutor, meu filho é vítima de bullying na escola por estar acima do peso, o que eu posso fazer?
Essa pergunta traz dois aspectos interessantes. O primeiro está relacionado ao fato de o bullying continuar acontecendo nas escolas de todo o Brasil. Essa prática pode ser iniciada e feita por qualquer causa, seja uma orientação sexual que difere da maior parte das pessoas, ter relação com o corpo – alguém que está muito magro, um pouco mais gordo, é mais alto ou mais baixo – e, ainda, o estilo de roupa. Enfim, tudo é motivo de bullying.
De acordo com pesquisas recentes, a questão do sobrepeso e da obesidade é um tema bastante sensível quando o assunto é bullying, inclusive em uma proporção maior para os meninos em comparação às meninas.
Confira:
O segundo aspecto diz respeito ao papel das instituições de ensino no combate à prática. As escolas desmontaram muitos projetos que tinham nessa área de trabalhar a diferença, o bullying e o respeito.
Talvez essa seja uma tendência provocada pela pandemia, por conta do distanciamento, das aulas online e também pelo momento político e social do Brasil. Com todo esse contexto, as escolas deixaram de abordar o bullying de uma maneira mais ampla.
De qualquer forma, é muito importante que as crianças entrem em contato com as diferenças, a diversidade e com o respeito ao próximo. Em situações como essa, o ideal é levar o caso para a direção e coordenação pedagógica da escola, além de os pais também trabalharem com seu filho (a) a questão do respeito, da resiliência e da autoestima.
Body shaming: entenda o que significa e possíveis consequências
Fiuk lembra que apanhava na escola; veja as consequências do bullying
Ter boa comunicação com a família previne problemas com cyberbullying
“Estão tirando sarro de mim porque engordei na pandemia. O que faço?”