Redação Publicado em 06/04/2022, às 09h00
“Doutor, meu namorado tem sonhos eróticos frequentes e divide essas fantasias comigo, só que eu não me sinto confortável com essa situação. Como discutir isso com ele?”
Quando uma pessoa tem um relacionamento de qualidade e intimidade, é importante que ela tenha a liberdade de comunicar à parceria aquilo que não a deixa confortável em relação ao sexo ou, mesmo, ao relacionamento.
Assim, se o outro tem sonhos eróticos, divide essa experiência e a pessoa não está confortável com essa situação, ela deve conversar e explicar o porquê desse sentimento.
Muitas vezes, dentro de um relacionamento, aprendemos coisas diferentes, rompemos barreiras e aumentamos o repertório. Tudo isso pode acontecer desde que os dois estejam em comum acordo e cômodos com a situação.
Entretanto, se for algo que incomode, vale conversar sobre o tema com. É possível que os sonhos eróticos continuem, mas o simples fato de a pessoa não dividir mais, talvez já ofereça tranquilidade.
De novo, em um relacionamento, é bem importante que o casal divida os desejos, as fantasias e os medos, tudo o que funciona e tudo o que não está funcionando também.
Confira:
A comunicação é a chave para uma vida sexual saudável e feliz. Mas esse pode ser um tópico complicado, especialmente se a pessoa está preocupada em não ofender.
Estudos já mostraram que o preditor mais forte para problemas sexuais de curto e longo prazo em qualquer relacionamento é a falta de uma comunicação eficaz. Como resultado da falta de diálogo, muitos casais aceitam uma vida sexual em nível mais baixo do que merecem ou simplesmente se separam.
Conversas claras, compassivas e contínuas sobre sexo são a chave para que as pessoas se sintam confortaveis e satisfeitas com suas vidas amorosas. Mas como abordar o assunto “sexo” ?
Veja quatro dicas que podem ajudar casais a “quebrarem o gelo” e transformarem a temida conversa sobre sexo em algo mais natural:
Avaliar o sexo logo após o ato nem sempre é a melhor escolha. Dizer à outra pessoa o que você gostaria que ela mudasse pode ser mais fácil ao abordar o assunto em um momento calmo e fora do quarto para que o ambiente não seja automaticamente associado com constrangimento e tensão.
Combinar de conversar sobre a vida amorosa (e sexual) durante um papo descontraído, ao menos uma vez por semana, mesmo quando as coisas não estão indo bem, ajuda a naturalizar o bate-papo sobre o tema.
Muitas pessoas acreditam que não podem pedir muito quando o assunto é sexo para que não sejam vistas como exigentes ou difíceis de agradar. Porém, preocupar-se com ingratidão pode gerar problemas.
É importante deixar claro o que agrada ou não: aprenda a ouvir as vontades e as opiniões da sua parceria, mas também expresse as suas.
Podcasts com tema sexual podem ser uma forma simples de quebrar o gelo, especialmente porque é possível pesquisar um que aborde exatamente o tema que você gostaria de debater. Assim, é possível escutarem juntos enquanto estão cozinhando ou no carro, por exemplo.