Doutor, meu namorado me contou recentemente que é autista. Isso pode prejudicar nosso relacionamento?
Se você já estava num relacionamento com ele e as coisas estavam fluindo bem, não é porque ele é autista que isso vai ser alterado. Na verdade, você já percebeu o padrão de comportamento dele, ele já compreendeu o seu padrão de comportamento, e vocês têm se relacionado, imagino que bem, senão vocês não estariam namorando.
O autismo, ou transtorno do espectro autista, tem diferentes modulações e intensidades nas diferentes pessoas e nas diferentes fases da vida. Possivelmente seu namorado tem um impacto no padrão de comportamento dele que não interfere no relacionamento que ele tem com você. E, como com qualquer pessoa, a gente tem que aprender a lidar com as peculiaridades e com as singularidades de cada um, e com as diferenças entre as pessoas.
Então, se está tudo bem no relacionamento de vocês, eu não vejo nenhum motivo para grandes conjecturas ou para pensar numa mudança de rota.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr