Doutor, meu namorado de 3 anos me contou que recebeu diagnóstico de autismo. Eu entrei em pânico. O que isso muda entre nós?
Se você já se relaciona com seu namorado há 3 anos, nunca percebeu nenhuma grande característica de comportamento dele que dificultasse esse namoro, ou até percebeu, mas conseguiram juntos contornar essas questões e o namoro seguiu em frente, eu não vejo razão para você se preocupar porque ele recebeu um diagnóstico de autismo.
Na verdade, ele recebeu um diagnóstico de uma situação, de um conjunto de características que ele já apresenta há algum tempo e com as quais você já está convivendo.
Vale lembrar que o autismo, hoje, é encarado como um espectro, ou seja, desde pessoas que têm sintomas que são menos impactantes, até pessoas que têm sintomas mais impactantes.
Possivelmente, o que o seu namorado tem não dificultou, nem impediu o namoro, e não é agora que ele tem um diagnóstico que isso vai dificultar. Muito pelo contrário, em geral depois do diagnóstico as pessoas ficam mais tranquilas.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr