Redação Publicado em 28/04/2022, às 09h00
“Doutor, meu namorado reclama de muita dor nos testículos quando a gente fica muito tempo junto e ele não ejacula. O que pode ser?”
Essa é uma situação relativamente comum entre homens que ficam muito tempo excitados, mantêm uma ereção prolongada ou têm momentos de intimidade e não conseguem ejacular.
Isso acaba resultando em um acúmulo de líquidos na região dos testículos, o que pode provocar dor e desconforto. Além disso, a própria pressão que, muitas vezes, ocorre sobre essa área durante os momentos de intimidade também pode causar o incômodo.
Existe até um termo para se referir a essa dor após um período de excitação prolongado: Blue balls ou, em português, “bolas azuis”.
Apesar de o acúmulo de líquidos ser a hipótese principal, podem haver outras causas para o desconforto nos testículos. De qualquer forma, essa situação compartilhada pela seguidora é algo frequente e, normalmente, ela se resolve depois de um período de descanso ou se o homem consegue ejacular.
Confira:
Apesar de, muitas vezes, hábitos cotidianos serem os causadores de dor nos testículos, existem questões mais complexas e que envolvem patologias. Muitos homens, por exemplo, podem apresentar varizes no testículo, ou seja, os vasos da região ficam inchados, mais dilatados e acabam provocando dor e desconforto. Essa condição é conhecida como varicocele.
Se esse for o caso, é importante que o homem procure ajuda médica, de preferência de um urologista, que irá checar se a dor realmente está sendo causada pela varicocele e determinar qual o melhor tratamento. Não é bom manter o problema por muito tempo porque, em longo prazo, ele pode até mesmo impactar na fertilidade masculina.
Além da varicocele, outra opção que pode acarretar desconforto aos testículos é uma infecção causada por algum processo infeccioso no trato urinário que acaba migrando para a região testicular ou da próstata, provocando dor.
Assim como no caso das varizes, é importante buscar orientação e, se a infecção for identificada, antibióticos podem ser prescritos para controlá-la.
Além disso, qualquer crescimento muito rápido do testículo, que pode acontecer em qualquer idade, também é uma situação que merece atenção médica.
Por exemplo, um tumor de testículo cresce rapidamente, aumentando muito em poucas semanas, gerando dor e desconforto. Por isso, é fundamental consultar urologistas o mais rápido possível.