O papo de hoje é sobre micose de unha ou onicomicose. Ela é causada por um grupo de fungos que se alimentam de queratina. E este tipo de micose pode piorar no inverno porque a pessoa usa sapato e meia o tempo todo, o que faz com que o pé fique quente e úmido, condições que favorecem a proliferação de fungos.
A onicomicose pode aparecer apenas como manchas brancas, mas a unha pode ficar espessa com aspecto corroído. As principais causas são: calor, umidade, higiene inadequada, traumas repetidos nas unhas, queda da imunidade e diabetes, entre outros.
O tratamento é feito por remédios por via oral e de uso tópico, um esmalte que combate fungos. O laser também pode ser usado. Nunca se automedique e consulte sempre um dermatologista.
Algumas dicas rápidas:
- nunca vá dormir sem tomar banho;
- cuide dos calçados;
- use sempre meias de algodão;
- desodorantes, talcos secantes ou antissépticos são bons para serem usados nos pés;
- nunca tome banho descalço em banheiros fora de sua casa.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr