Leitora pergunta se pode ser um quadro de miopia, mesmo que não tenha nenhum caso na família
Redação Publicado em 10/08/2021, às 09h00
“Doutor, minha filha de oito anos está com dificuldades para ler de longe. Será miopia? Ninguém na família tem.”
Realmente, a miopia é uma condição em que as pessoas apresentam uma dificuldade para enxergar com clareza objetos distantes. É um erro de refração dos olhos e, normalmente, a predisposição à miopia é herdade de um dos pais ou de ambos.
Entretanto, isso não significa que o pai ou a mãe precisam ter miopia para que a criança também enfrente essa condição. Ela pode desenvolver mesmo sem os pais apresentarem o problema.
A miopia tem aumentado no mundo todo, principalmente devido ao fato de as crianças passarem muito tempo em ambientes fechados, sem atividades ao ar livre, sem olhar para o horizonte, sem ter exposição ao sol e usando muita tecnologia.
Confira:
Assim, elas passam a ter dificuldade temporária de enxergar à distância e que, com o tempo, pode se tornar permanente se a criança não conseguir alternar esse uso de telas com as atividades ao ar livre.
Portanto, é uma condição comum nos dias atuais e pode – ou não – estar relacionada à herança genética. Se a criança está apresentando alguma dificuldade, é importante levá-la a uma consulta oftalmológica para avaliar o quadro e fazer os exames corretos e, se necessário, começar a usar lentes corretivas.
Glaucoma, um mal que pode custar a visão
Meus olhos lacrimejam muito quando fico o dia todo no computador; e agora?
Olho seco também pode afetar a saúde física e mental, sugere estudo
Nada de TV e internet no quarto?