Seguidora pergunta se a entrada na menopausa precocemente é influenciada pelo fator genético
Redação Publicado em 01/12/2021, às 09h00
“Doutor, a minha mãe entrou na perimenopausa com 41 anos. Será que eu vou ter também? Já tenho 41 anos.”
Menopausa é o nome dado à última menstruação da mulher. Já o período que antecede o último ciclo menstrual é o que as pessoas chamam de perimenopausa ou climatério.
É nesse momento que os ovários começam a entrar em falência, o número de óvulos diminui de uma maneira significativa e a taxa de produção do estrógeno e de outros hormônios sexuais femininos também cai.
Com isso, algumas alterações podem acontecer no corpo e no comportamento das mulheres nessa fase. Em geral, a menopausa ocorre entre os 45 e 50 anos de idade e, caso ela aconteça antes, é chamada de menopausa precoce.
Confira:
A idade da entrada da mulher na menopausa pode sim ser influenciada pelo componente genético. Ou seja, filhas de mulheres que começaram a menstruar muito cedo, por exemplo, tendem a ter a sua primeira menstruação mais cedo também. O mesmo acontece quando se trata da menopausa.
Entretanto, essa não é uma regra absoluta. Existem outros fatores capazes de influenciar o comportamento dos ovários. A única maneira de saber se a mulher está ou não entrando na menopausa é consultar um ginecologista, que pedirá alguns exames hormonais e, com os resultados em mãos, poderá fazer uma avaliação.
Menopausa: maior massa muscular pode aumentar as "ondas de calor"
Mulheres 35+: como lidar com as expectativas sobre o climatério?
Mulheres 35+: o que muda na transição da idade fértil para a menopausa
Como fica a vida sexual da mulher depois da menopausa?