Doutor Jairo
Ouça » Fala aí

Minha mãe me xinga; como lidar?

Além do diálogo, a terapia também pode ser uma saída - iStock
Além do diálogo, a terapia também pode ser uma saída - iStock

Redação Publicado em 02/09/2021, às 09h00

“Eu e minha mãe nunca tivemos uma relação boa. Ela sempre me prendeu e se intrometia na minha privacidade. Desde que ela casou de novo, me xinga e avança em cima de mim por qualquer coisa. O que fazer?”

Jairo Bouer comenta que, apesar de não saber a idade da seguidora ou da mãe dela, imagina que ela ainda precise morar na casa com a mãe; logo, é necessário aprender a conviver de uma maneira mais tranquila. “Eu sempre acho que o diálogo é uma boa alternativa”, começa ele. 

“Talvez contar para ela isso mesmo que você está contando para nós. Sem culpar ou responsabilizar, mas dizer que você está se sentindo desconfortável. Dizer que se sente, por um lado, vigiada e controlada, e por outro, que ela perde a paciência com você por motivos que, muitas vezes, você nem conhece”.

Confira:

Para Jairo, a conversa é fundamental. Dessa forma, além de colocar limites para que a mãe respeite a autonomia e liberdade da filha, para que a menina possa entender que, além de ser mãe, a mulher também tem um relacionamento com outra pessoa e que, em alguns momentos, vai precisar dedicar mais atenção a essa relação. 

“Acho que é uma questão para os dois lados. Talvez buscar um ponto de equilíbrio com conversa. E, se não estiver funcionando, que tal as duas se submeterem, juntas a uma terapia? É uma possibilidade para tentar melhorar a relação entre vocês”, comenta Jairo.

Ouça o conselho completo: