Veja dicas simples para lidar com a solidão em tempos de pandemia
Redação Publicado em 05/05/2021, às 09h00
Doutor, moro sozinho e não aguento mais ficar isolado na pandemia. Tem jeito?
Essa é uma queixa muito comum entre as pessoas que moram sozinhas voluntariamente. Quem decide viver só preza por sua independência, autonomia, por ter um espaço só para si ou, até mesmo, por mais momentos de reconexão consigo. Todos esses fatores podem levar uma pessoa a tomar a decisão de morar sozinha.
Mas, com a chegada da pandemia, morar só passou a trazer impactos diferentes para a rotina. Afinal, antes do isolamento social, ficar só era uma escolha. Hoje, porém, as pessoas passam cada vez mais tempo sozinhas em casa sem a facilidade de encontrar outras pessoas ou de sair à rua como antes. Daí surgem sentimentos de infelicidade e de solidão...
Como o isolamento social ainda é uma das medidas mais eficazes no combate à Covid-19, algumas medidas alternativas podem ajudar a aliviar esse sentimento de solidão. Confira:
É preciso ter um pouco de paciência e buscar por formas de se adaptar à atual realidade. Por ora, ainda não é possível aliviar o distanciamento social e nem os cuidados de segurança, mas essas dicas simples podem fazer com que o isolamento fique menos solitário.
Covid-19: pandemia provoca queda da atividade física entre jovens
Homens solitários têm maior risco de desenvolver câncer, diz estudo
Pandemia pode ter aumentado problemas de saúde mental nas famílias
Covid-19: solidão faz brasileiros passarem mais tempo nas telas