Dúvida do Humberto: Tenho 56 anos e ultimamente estou sentindo meu nível de testosterona mais baixo, já que a minha libido diminuiu muito. Existe algum
Jairo Bouer Publicado em 04/09/2020, às 13h22
Dúvida do Humberto: Tenho 56 anos e ultimamente estou sentindo meu nível de testosterona mais baixo, já que a minha libido diminuiu muito. Existe algum tipo de tratamento ou remédio?
Dr. Jairo: Humberto, a primeira questão é que é difícil a gente sentir que o nível de testosterona está mais baixo. A gente precisa fazer um teste, um exame pedido pelo médico, e ele vai mostrar se esse nível de testosterona baixou mesmo ou não.
Importante te dizer que existem oscilações importantes dos níveis de testosterona de um homem para o outro, e no mesmo homem ao longo da sua vida, e, mesmo assim, essas oscilações estão na faixa da normalidade.
Às vezes, a sua libido caiu por outros motivos que não só a diminuição da testosterona. Então, por exemplo, você está deprimido, ansioso, preocupado, ou está com conflitos, problemas familiares, dificuldades de relacionamentos com tua esposa, com a tua parceira, ou você tem algum problema físico, algum problema médico. Então seria importante você, de alguma forma, poder avaliar tudo isso. Nesse caso, eu acho que talvez a pessoa mais indicada para fazer isso seja um endocrinologista, para ele medir junto com você todas essas possibilidades que a gente está trazendo.
Reposição de testosterona é possível? É, mas a gente tem que descartar as outras coisas antes e ter certeza que é a testosterona que está provocando essa diminuição de libido. Até porque esse uso precisa ser muito controlado, porque ele também pode trazer alguns riscos para a sua saúde.
Ouça no programa “Fala Aí”:
Saiba mais:
Testosterona pode explicar tendência a cochilar depois do sexo, diz estudo
Testosterona pode explicar tendência a cochilar depois do sexo, diz estudo
Seu nível de testosterona pode depender de onde você nasceu