Doutor, eu e minha namorada estávamos juntos e a camisinha estourou. Não ejaculei e ela tomou o pílula do dia seguinte logo depois. Estamos muito preocupados.
Vocês fizeram o procedimento correto: interromperam a relação sexual. Se vocês eventualmente tivessem retomado essa relação sexual, o ideal seria ter colocado uma nova camisinha.
Você contou que o preservativo se rompeu, você não ejaculou e ela ainda tomou a pílula do dia seguinte nas 72 horas que se seguiram ao, digamos, acidente de percurso. É bom lembrar que quanto antes essa pílula for tomada, melhor.
Portanto, sem ejaculação e com o pílula do dia seguinte vocês estão protegidos e não precisam ficar preocupados com essa situação. Aliás, a dúvida de vocês serve como um alerta: aconteceu algum acidente, a camisinha estourou? Vocês têm alguma dúvida, é só falar com o médico e tomar a pílula do dia seguinte.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr