Doutor, uma semana depois de transar com camisinha, minha parceira está se queixando de cólicas, dores na barriga e muita vontade de urinar várias vezes ao dia. Isso é gravidez?
Se vocês usaram camisinha desde o começo da relação, isso não é gravidez, vocês estavam protegidos nessa relação sexual.
Esses sintomas que você descreve para gente lembram muito os sintomas de uma infecção urinária. Dor de barriga, cólica, às vezes um pouco de febre e muita vontade de urinar várias vezes durante o dia e inclusive à noite, durante o sono – isso tudo sinaliza uma infecção urinária.
É muito importante que sua parceira procure o médico, faça os testes adequados e comece o tratamento o mais rápido possível.
Recadinho final: mesmo usando camisinha, às vezes depois de uma relação sexual a mulher pode apresentar sinais e sintomas de uma infecção urinária.
Medidas de higiene pessoal, sobretudo nas mulheres, como por exemplo, se limpar com papel higiênico sempre da frente para trás, reduzem o risco de bactérias no trato urinário. No verão, evitar ficar com roupas úmidas como biquíni e maio por muito tempo. Além disso, beber bastante água, ir com mais frequência ao banheiro, usar preservativo e urinar depois do sexo são algumas medidas que podem reduzir riscos.
Na menopausa, a diminuição dos hormônios femininos também pode aumentar a chance de ITU, por isso importante discutir com o médico o que pode ser feito.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr