Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Perder peso: beber álcool atrapalha ou não?

Cada grama de álcool gera cerca de sete calorias - iStock
Cada grama de álcool gera cerca de sete calorias - iStock

Redação Publicado em 24/01/2022, às 09h00

“Doutor, beber com frequência pode atrapalhar a perda de peso?”

Sim, beber com frequência pode atrapalhar o processo de emagrecimento. Isso porque, cada grama de álcool é transformada em, aproximadamente, sete calorias. A quantidade de álcool existente em uma ou mais doses de cerveja, vinho ou destilado, por exemplo, pode prejudicar quem tem o objetivo de perder peso. 

Além disso, é importante lembrar que, muitas vezes, a pessoa não bebe o álcool isoladamente, ela acaba fazendo algumas misturas ou adicionando bebidas adoçadas – como sucos e energéticos. Tudo isso é capaz de diminuir ainda mais as chances de emagrecer.

É comum que o consumo de álcool também esteja relacionado com a ingestão de alguns alimentos mais calóricos. Em um dia na praia, por exemplo, junto com a bebida alcoólica, a pessoa tende a comer frituras e salgadinhos, dificultando a perda de peso. 

A recomendação para aqueles que estão no processo de emagrecimentoé conversar com um nutricionista sobre diversos aspectos da sua rotina, da dieta e, inclusive, sobre a ingestão de álcool.       

Outros benefícios de parar de consumir álcool

Além de facilitar a perda ou a manutenção do peso, evitar o consumo de álcool pode trazer mais benefícios para a saúde e para outros aspectos da vida. Veja só: 

1. Evita acidentes

O álcool desempenha um papel em pelo menos metade de todas as lesões traumáticas graves e mortes por queimaduras, afogamentos e homicídios. Também está envolvido em quatro entre dez quedas fatais e acidentes de trânsito, bem como suicídios. Reduzir o consumo de álcool em um terço pode diminuir o número de lesões e de possíveis doenças.

2. Coração mais saudável

Você pode pensar que uma taça normal de vinho tinto ou de outras bebidas alcoólicas pode ser boa para o seu coração. Mas isso pode não ser verdade, ou verdade apenas no caso de poucos goles (menos de uma dose por dia). Se você diminuir o álcool e, junto disso, reduzir ou parar de fumar, pode diminuir a pressão arterial, os níveis de gordura chamados triglicerídeos e as chances de insuficiência cardíaca.

3. Seu fígado agradece

O trabalho do fígado é filtrar toxinas. E o álcool é tóxico para as células. Beber bastante – pelo menos 15 doses para homens e oito ou mais para mulheres por semana – pode prejudicar o órgão e causar esteatose hepática, cirrose e outros problemas. A boa notícia: seu fígado pode se reparar e até mesmo se regenerar. Portanto, sempre vale beber menos ou parar de vez.

Confira:

4. Seu relacionamento pode melhorar

Desfrutar do álcool socialmente em quantidades razoáveis pode melhorar seu humor e ajudar no relacionamento com outras pessoas. Mas se você beber só ou tomar várias doses por dia, isso pode se tornar um hábito prejudicial à saúde. Se não conseguir se controlar, o problema pode evoluir para algum transtorno mental decorrente do abuso de álcool. Deixar de beber pode permitir que você se concentre em seus relacionamentos, trabalho e saúde. Também pode aliviar sintomas de depressão e de ansiedade e elevar sua autoestima.

5. O sexo pode melhorar

Um pouco de álcool pode deixar os casais mais animados. Mas qualquer coisa além de uma dose ou mais por dia tem o efeito oposto, especialmente se você abusar. Os homens podem ter problemas para obter e manter uma ereção. O desejo sexual das mulheres pode diminuir e a vagina pode ficar mais seca. Corte a bebida e veja se isso agita o romance.

6. Dormir melhor

O álcool pode causar sonolência no início. Mas, uma vez que você adormece, pode acordar várias vezes durante a noite. Além disso, perturba o importante estágio REM do sono e pode interferir na respiração. Você também pode precisar se levantar com mais frequência para fazer xixi. Tente evitar o álcool, especialmente no final da tarde e à noite, para um sono mais tranquilo.