Perder peso: beber álcool atrapalha ou não?

Seguidor quer saber se consumir bebidas alcoólicas com frequência pode atrapalhar o emagrecimento

Redação Publicado em 24/01/2022, às 09h00

Cada grama de álcool gera cerca de sete calorias - iStock

“Doutor, beber com frequência pode atrapalhar a perda de peso?”

Sim, beber com frequência pode atrapalhar o processo de emagrecimento. Isso porque, cada grama de álcool é transformada em, aproximadamente, sete calorias. A quantidade de álcool existente em uma ou mais doses de cerveja, vinho ou destilado, por exemplo, pode prejudicar quem tem o objetivo de perder peso. 

Além disso, é importante lembrar que, muitas vezes, a pessoa não bebe o álcool isoladamente, ela acaba fazendo algumas misturas ou adicionando bebidas adoçadas – como sucos e energéticos. Tudo isso é capaz de diminuir ainda mais as chances de emagrecer.

É comum que o consumo de álcool também esteja relacionado com a ingestão de alguns alimentos mais calóricos. Em um dia na praia, por exemplo, junto com a bebida alcoólica, a pessoa tende a comer frituras e salgadinhos, dificultando a perda de peso. 

A recomendação para aqueles que estão no processo de emagrecimento é conversar com um nutricionista sobre diversos aspectos da sua rotina, da dieta e, inclusive, sobre a ingestão de álcool.       

Outros benefícios de parar de consumir álcool

Além de facilitar a perda ou a manutenção do peso, evitar o consumo de álcool pode trazer mais benefícios para a saúde e para outros aspectos da vida. Veja só: 

1. Evita acidentes

O álcool desempenha um papel em pelo menos metade de todas as lesões traumáticas graves e mortes por queimaduras, afogamentos e homicídios. Também está envolvido em quatro entre dez quedas fatais e acidentes de trânsito, bem como suicídios. Reduzir o consumo de álcool em um terço pode diminuir o número de lesões e de possíveis doenças.

2. Coração mais saudável

Você pode pensar que uma taça normal de vinho tinto ou de outras bebidas alcoólicas pode ser boa para o seu coração. Mas isso pode não ser verdade, ou verdade apenas no caso de poucos goles (menos de uma dose por dia). Se você diminuir o álcool e, junto disso, reduzir ou parar de fumar, pode diminuir a pressão arterial, os níveis de gordura chamados triglicerídeos e as chances de insuficiência cardíaca.

3. Seu fígado agradece

O trabalho do fígado é filtrar toxinas. E o álcool é tóxico para as células. Beber bastante – pelo menos 15 doses para homens e oito ou mais para mulheres por semana – pode prejudicar o órgão e causar esteatose hepática, cirrose e outros problemas. A boa notícia: seu fígado pode se reparar e até mesmo se regenerar. Portanto, sempre vale beber menos ou parar de vez.

Confira:

4. Seu relacionamento pode melhorar

Desfrutar do álcool socialmente em quantidades razoáveis pode melhorar seu humor e ajudar no relacionamento com outras pessoas. Mas se você beber só ou tomar várias doses por dia, isso pode se tornar um hábito prejudicial à saúde. Se não conseguir se controlar, o problema pode evoluir para algum transtorno mental decorrente do abuso de álcool. Deixar de beber pode permitir que você se concentre em seus relacionamentos, trabalho e saúde. Também pode aliviar sintomas de depressão e de ansiedade e elevar sua autoestima.

5. O sexo pode melhorar

Um pouco de álcool pode deixar os casais mais animados. Mas qualquer coisa além de uma dose ou mais por dia tem o efeito oposto, especialmente se você abusar. Os homens podem ter problemas para obter e manter uma ereção. O desejo sexual das mulheres pode diminuir e a vagina pode ficar mais seca. Corte a bebida e veja se isso agita o romance.

6. Dormir melhor

O álcool pode causar sonolência no início. Mas, uma vez que você adormece, pode acordar várias vezes durante a noite. Além disso, perturba o importante estágio REM do sono e pode interferir na respiração. Você também pode precisar se levantar com mais frequência para fazer xixi. Tente evitar o álcool, especialmente no final da tarde e à noite, para um sono mais tranquilo.

 
álcool tira dúvidas perder peso

Leia também

Beber água ajuda a perder peso? Especialista responde


Aeróbico em jejum queima mais gordura? Entenda!


Casais perdem mais peso juntos do que separados, diz pesquisa


Para não engordar, suba na balança ao menos uma vez por semana